Navegando por Autor "Silva, Aline Fonseca da"
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Item Análise sensorial de diferentes marcas comerciais de café (Coffea arabica L.) orgânico(2005) Silva, Aline Fonseca da; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Ribeiro, Milene MoreiraOrganic products are controversial in relation to sensory quality. In that study an acceptance test was accomplished in relation to a group of attributes: color, aroma, flavor and overall impression, where sixty six consumers evaluated four samples of organic coffee and a sample of conventional coffee of four different commercial marks. For the accomplishment of that test a hedonic scale of nine points was used and the obtained results were analyzed by Internal Preference Map (PREFMD). PREFMD demonstrated that the sample of organic coffee ORG-4 obtained larger acceptance for the consumers in relation to the four attributes, showing that in that mark of coffee the attributes together turn it well appreciated. The mark of organic coffee ORG-1 was less accepted by the consumers in relation to the attributes color, flavor and overall impression. For the attribute aroma, the coffee CON was the one of smaller preference. Produtos orgânicos são polêmicos quanto a sua qualidade sensorial. Neste estudo foi realizado um teste de aceitação em relação a um conjunto de atributos: cor, aroma, sabor e impressão global, no qual sessenta e seis consumidores avaliaram quatro amostras de café orgânico e uma amostra de café convencional de quatro diferentes marcas comerciais. Para a realização desse teste utilizou-se uma escala hedônica de nove pontos e os resultados obtidos foram avaliados por meio de Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O MDPREF demonstrou que a amostra de café orgânico ORG-4 obteve maior aceitação pelos consumidores em relação aos quatro atributos avaliados, mostrando que nessa marca de café os atributos em conjunto torna-a bem mais apreciada. A marca de café orgânico ORG-1 foi menos preferida quanto aos atributos cor, sabor e impressão global. A amostra de café CON foi menos aceita quanto ao atributo aroma.Item Análise sensorial de diferentes marcas comerciais de café (Coffea arabica L.) orgânico(2005) Silva, Aline Fonseca da; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Ribeiro, Milene MoreiraOrganic products are controversial in relation to sensory quality. In that study an acceptance test was accomplished in relation to a group of attributes: color, aroma, flavor and overall impression, where sixty six consumers evaluated four samples of organic coffee and a sample of conventional coffee of four different commercial marks. For the accomplishment of that test a hedonic scale of nine points was used and the obtained results were analyzed by Internal Preference Map (PREFMD). PREFMD demonstrated that the sample of organic coffee ORG-4 obtained larger acceptance for the consumers in relation to the four attributes, showing that in that mark of coffee the attributes together turn it well appreciated. The mark of organic coffee ORG-1 was less accepted by the consumers in relation to the attributes color, flavor and overall impression. For the attribute aroma, the coffee CON was the one of smaller preference. Produtos orgânicos são polêmicos quanto a sua qualidade sensorial. Neste estudo foi realizado um teste de aceitação em relação a um conjunto de atributos: cor, aroma, sabor e impressão global, no qual sessenta e seis consumidores avaliaram quatro amostras de café orgânico e uma amostra de café convencional de quatro diferentes marcas comerciais. Para a realização desse teste utilizou-se uma escala hedônica de nove pontos e os resultados obtidos foram avaliados por meio de Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O MDPREF demonstrou que a amostra de café orgânico ORG-4 obteve maior aceitação pelos consumidores em relação aos quatro atributos avaliados, mostrando que nessa marca de café os atributos em conjunto torna-a bem mais apreciada. A marca de café orgânico ORG-1 foi menos preferida quanto aos atributos cor, sabor e impressão global. A amostra de café CON foi menos aceita quanto ao atributo aroma.Item Avaliação do gosto amargo da bebida de café (Coffea arabica L.) orgânico por meio da análise tempo-intensidade(2004) Silva, Aline Fonseca da; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Chaves, José Benício Paes; Stringheta, Paulo César; Ribeiro, Milene MoreiraNowadays consumers are concerned with purchasing products which are environmentally - friendly and socially - oriented and, consequently, healthy. Thus, the commercialization of organic products has expanded worldwide. Coffee is traditionally cultivated in Brazil and widely accepted (70% of the population drink coffee daily). It is also organically cultivated. This work aimed to evaluate the temporal characteristics of the bitter taste in organic coffee drink. Four organic coffee brands (ORG-1, ORG-2, ORG-3 and ORG-4) and one conventional (CON) brand were evaluated by Time-Intensity Analysis. Seven selected and trained tasters evaluated the coffee samples using the program "Sistema de Coleta de Dados Tempo-Intensidade-SCDTI" (TIME-INTENSITY DATA COLLECTION SYSTEM-TIDCS) for Windows. The results were statistically analyzed by Analysis of Variance (ANOVA), Duncan's tests and Principal Component Analysis (PCA). The ORG-3 brand showed higher maximum intensity (Imax), presenting a significant difference (p<0.05), compared to the other samples. No significant differences were found for ORG-1, ORG-2, ORG-4 and CON (p>0.05) regarding the six appraised parameters. Os consumidores estão preocupados em adquirir produtos que atendam as questões ambientais, sociais e conseqüentemente sejam saudáveis, contribuindo para o crescimento da comercialização de produtos orgânicos em todo mundo. O café, produto tradicionalmente cultivado no Brasil e de grande aceitação (70% da população brasileira consome café diariamente), é um dos produtos cultivados sob manejo orgânico. Este trabalho teve por objetivo avaliar as características temporais do gosto amargo na bebida de café orgânico. Foram avaliadas quatro marcas de café orgânico (ORG-1, ORG-2, ORG-3 e ORG-4) e uma marca de café convencional (CON) por meio da Análise Tempo-Intensidade. Sete provadores selecionados e treinados avaliaram as amostras de café utilizando o programa "Sistema de Coleta de Dados Tempo-Intensidade-SCDTI" para Windows. Os resultados obtidos foram estatisticamente analisados por Análise de Variância (ANOVA), teste de Duncan e Análise de Componente Principal (ACP). A marca ORG-3 apresentou maior intensidade máxima (Imax), apresentando diferença estatística significativa (p<0,05) em relação as demais amostras para a percepção desse atributo. Entre as amostras ORG-1, ORG-2, ORG-4 e CON não houve diferença estatística significativa (p>0,05) em relação aos seis parâmetros avaliados.